66 anos do genocídio japonês!

        Hoje, dia 9 de agosto, há exatamente 66 anos, a última bomba atômica batizada de Fat Man, caiu sobre a cidade de Nagasaki. A cidade de Hiroshima havia sido bombardeada três dias antes, na data de 6 de Agosto de 1945. Este fato marcou realmente o fim da Segunda Guerra Mundial. Sabemos hoje que a guerra já estava ganha, que as forças alemãs se encontravam arrasadas e que as japonesas não ficavam atrás. Mesmo assim as forças americanas usaram a arma mais poderosa de destruição em massa criada pelo homem com a justificativa de forçar a rendição japonesa. Mas se render quando não há mais o que lutar?

    A demonstração da força bélica americana marcou a segunda metade do século XX e se tornou pior quando a URSS também desenvolveu a tecnologia em agosto de 1949. O terror rondou a população mundial  durante o período conhecido como guerra fria.

    Tanto Hiroshima, quanto Nagasaki, geograficamente se situavam entre vales. A explosão foi estrategicamente planejada para causar o maior estrago possível, apesar de que ninguém sabia exatamente quais seriam as exatas consequências da nova tecnologia.

    Little Boy, foi detonada sobre Hiroshima e causou a morte imediata de mais de  250 mil pessoas. Tudo foi destruído em um raio de dois quilômetros e meio. A radioatividade se espalhou provocando  chuvas ácidas e contaminações no meio- ambiente.  Para os sobreviventes restaram suas cidade destruídas e a morte pela radioatividade, até hoje um grave problema para os descendentes, inclusive para alguns que moram na comunidade japonesa brasileira, pois o Governo japonês estava negando o custeio do tratamento aos que moram fora do território. Um problema que parece estar sendo resolvido.

O Memorial da Paz de Hiroshima e o de Nagasaki contêm um enorme acervo cultural mundial, e mantêm hoje a lembrança do genocídio japonês como um exemplo de apelo à PAZ no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s