A Pandora mitológica!

E Deus criou…Pandora…

Adoro este nome…

Acho que se tivesse nascido com o sexo feminino eu gostaria de me chamar assim, é um nome meio drag queen, mas nem tudo no mundo é perfeito. Batizei minha filha com o nome Pandora, uma belíssima gata preta, de olhos dourados. Mas já me perguntaram por que este blog chama-se Caixa de Pandora. Bem, minha Pandora tem uma caixinha de areia, é a caixa da Pandora, e de lá sai a caquinha nossa de cada dia, na hora da limpeza. Bem diferente, mas nem tanto da caixa da Pandora mitológica.

Pandora foi a primeira mulher criada pelos deuses na era de ouro mitológica. O primeiro homem a quem Pandora foi dada se chamava Deucalião. Ao primeiro casal, ou melhor para a primeira mulher, os deuses ofertaram uma caixa para que ela guardasse, e pediram para que ela nunca a abrisse como prova de sua obediência.

Este mito particularmente fala sobre a curiosidade inerente ao sexo feminino, ou melhor à espécie humana, porém mais presente (ou não) na mulher. Comparo aqui com a narrativa hebraica de Eva e o pomo, a trangressão da mulher em abrir a caixa e em comer do fruto proibido versus  a proibição de Deus ou dos deuses ao sagrado, e também ao profano.

Pandora abrindo a caixa, assim como Eva comendo do pomo, traz consequências sérias para a humanidade, pois dentro da caixa os deuses haviam trancafiado todos os males que poderiam assolar a humanidade, por isso este período é chamado de idade de ouro, uma alusão talvez ao ser humano mais rude, mais simples, sem o egoísmo e a cobiça. Estes males também estavam presos na caixa. Quanto a Evaa e a todas suas filhas, restou o pecado original.

Desde então o mundo é assolado pela miséria, pela fome, pela guerra, pelas doenças, e por todos os tipos de maldade que o homem causa ao seu semelhante. No entanto,  Deucalião flagrou sua esposa no último momento  e ela fechou a caixa. Os males do mundo humano haviam escapado, mas no fundo da caixa ficou algo divino, a esperança. Essa continua sendo a última que morre, ou a que fica na caixa de Pandora! 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s